sábado, 14 de maio de 2011

Polícia de ortografia e gramática

Os erros de português em propaganda, jornalismo e qualquer outro material divulgado por empresas (incluindo e-mailmarketing) deveriam ser punidos com multa. Entendo que nem todo mundo saiba escrever, aliás, na verdade, desculpem, não entendo, não! Aceito que pessoas que não tenham tido acesso à educação tenham dificuldade para escrever e até mesmo para falar (minha empregada fala "deusde" em vez de "desde" e "imperativo" em vez de "hiperativo"). Mas quem frequentou escola particular tem a obrigação de saber se expressar.
Fugi um pouco do que eu ia falar. Muita gente não sabe escrever direito. Algumas dessas pessoas escrevem assim mesmo (o twitter e o facebook estão cheios de "mais" no lugar de "mas", por exemplo), mas aí quem está pagando mico é a pessoa. Já me incomoda... Mas quando eu vejo um erro de crase em uma propaganda, aí fico apavorada. Como que a empresa não tem um revisor? Gente, tem que ter alguém para revisar tudo que é escrito, senão a empresa paga mico. Já vi placa de trânsito com erro de português, aí foi demais!
O pior erro que um gerente / diretor / presidente de qualquer coisa pode cometer é não saber a limitação das pessoas que trabalham para ele. No portão de entrada do meu condomínio, a administradora colocou uma placa bacana, bem impressa e sem erros. A placa vai ficar lá enquanto não trocarem a administradora, ou seja, por um bom tempo, uma vez que está sendo feito um bom trabalho. Aí, alguém quis aproveitar que aquela placa estava ali para acrescentar um pedido de identificação aos que quisessem entrar pelo portão. Não sei o que houve, mas imagino que tenha havido alguma reclamação, porque não lembro de isso ser uma questão comentada nas reuniões. Infelizmente, pediram a alguém não qualificado para escrever a frase na própria placa, logo abaixo do texto da administradora. Ficou assim: "Visitante indentifique-se". Vou dizer que é dolorido chegar todo dia em casa e ver isso... Cadê a Polícia de ortografia e gramática? Multa no condomínio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário