quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O celular e a varinha de condão

Um conhecido meu disse certa vez que a população não estava preparada para ter celular. Ele pegava a barca todo dia para trabalhar e estava se referindo à enorme quantidade de pessoas que falavam assuntos pessoais e delicados pelo celular em ambientes públicos sem qualquer preocupação de quem estaria ouvindo em volta. Ou seja, faltava maturidade tecnológica, faltava a percepção de que celular não é telefone, não se estava mais em casa, trancado no quarto, contando segredos para a melhor amiga. Se estava na rua, usando uma ferramenta parecida com o telefone, mas não igual.
Meu marido diz que o celular está se transformando em uma varinha de condão. Esse aparelhinho interessantíssimo faz cada vez mais do que apenas permitir comunicação sem fio à distância, e vai ser cada vez mais imprescindível nas nossas vidas.
Acho que ambos estão certos, e a maturidade tecnológica terá que chegar para todos - é a tal inclusão digital, certo? A famosíssima Sonia tentando pronunciar youtube.com (http://www.youtube.com/watch?v=Z2ssNSjMLRk) nos mostra o quanto isso será difícil para alguns, mas a Geração Y (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y) não terá nenhum problema. E a Wikipedia já está falando em Geração Z!
Eu, que não sou de nenhuma dessas, mas me viro, estou apaixonada atualmente pelo Foursquare. Tem gente que não entende sequer qual o objetivo de ter Internet no celular, mas eu acho o máximo brincar de ser Local ou então Mayor de algum lugar. #8)
Espero que a Geração Z, em seus futuros saltos tecnológicos mirabolantes, não me exclua digitalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário