sábado, 8 de maio de 2010

Nanda nas redes sociais

Quando surgiu o Orkut (ou, ao menos, quando ele se popularizou por aqui), eu achava essa coisa de "fuxicar" a vida dos outros muito estranha... Na verdade, o que eu achei mais esquisito foi um amigo meu virar para o outro e perguntar "Está gostando do livro tal?" porque viu o tal livro na lista de livros que o outro disse no Orkut que estava lendo. Como eu não conhecia as configurações de privacidade - e acho que no início não tinha mesmo muito disso - eu achava que a gente se expunha demais, sabe? E as pessoas só entravam quando convidadas, lembra? Aí mesmo é que eu achava que era um clube fechado onde todo mundo tomava conta da vida um do outro.
Hoje, as redes sociais e outros programas de interação não se parecem com clubes - não sei como está o Orkut, continuo sem ter perfil nele. O facebook, por exemplo, é um lugar onde a gente troca informações, links, imagens e mensagens. Eu estou achando super interessante. A comunicação é ampla, você coloca lá um negócio que acha legal e todos os seus amigos ficam sabendo, sem você ter que enviar e-mail. Assim como você fica sabendo o que todos os seus amigos estão achando legal em uma passada de olhos. Prático! Gosto do twitter também, ele tem a vantagem de ser universal: qualquer um que pesquisar uma palavra lá pode encontrar o seu tweet. Não coloco nada muito pessoal, exatamente por isso, mas faço alguns protestos. #8)
Só tem uma coisa que eu estou vendo que virou tendência e que estou achando meio sem graça... A pessoa coloca a mesma frase no twitter e no facebook... Aí você vai num e depois no outro e lê tudo repetido. Duh. Não temos que fazer nosso perfil ser interessante para os outros, e colocar conteúdos diferenciados em cada lugar?
Minha funcionalidade preferida no facebook: "curtir". É o máximo poder dizer para o outro que você gostou do que ele disse sem ter que usar um comentário para isso. Bem, ao menos é o máximo para quem chega depois e só precisa ler uma frase (5 pessoas curtiram isso) em vez de se deparar com cinco comentários do tipo "bacana", "hahaha é isso mesmo", e outros igualmente sem imaginação. Às vezes, eu faço um comentário assim, quando acho o assunto sensacional, mas percebi que as pessoas, como eu, estão curtindo mais do que comentando, e isso é muito bom! Eficaz!
O Blog da Nanda nasceu de uma necessidade de trabalho e eu acabei curtindo escrever. Eu sempre achei engraçado reler meus textos depois de um tempo, me rever nas palavras. Releio e-mails antigos e me divirto. Sem contar que agora me sinto na obrigação de produzir material interessante para os meus seguidores, né? Afinal, "tu és eternamente responsável por aquilo que cativas", certo? #8P

Nenhum comentário:

Postar um comentário