quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que é mais caro é melhor?

Apesar de gostarmos de pagar pouco, quando vemos um preço muito mais baixo do que a média em um produto ou serviço, estranhamos e desconfiamos. Isso se aplica tanto ao sabonete líquido na farmácia quanto ao orçamento de instalação de divisórias no escritório.
O contrário - valorizar o preço alto - também acontece. Se aquele creme é mais caro que os outros, certamente será mais suave na pele, não é mesmo?
A Drogaria Onofre, com seu slogan "Nascemos para vender barato", me fez pensar no assunto preço x qualidade. Afinal, o mesmo produto em duas lojas diferentes deveria ter preços iguais, porque o custo tende a ser o mesmo. Não entendo de comércio, mas imagino que a fábrica dê desconto por volume e que a distribuição dependa da distância, então duas lojas de porte similar localizadas no mesmo bairro vão pagar igual pelo mesmo produto. O que leva os preços a serem diferentes é a margem que cada loja coloca em cima do custo dos produtos.
Pensando também nos orçamentos que a gente faz lá na empresa, baseados nos nossos custos e na rentabilidade esperada, foi que entendi porque o mais barato pode ser igual ou até melhor do que o mais caro. Quem entende de Custos já sabe, esse ensaio aqui é para os leigos mesmo, OK? Em cima do custo direto (ex.: custo do produto na fábrica ou do salário de quem realizou determinado serviço) tem os custos indiretos (não só os famosos luz, aluguel e telefone, como também o custo das pessoas não envolvidas naquela venda, desde o presidente até o faxineiro).
Ou seja, terá o produto mais barato aquela empresa que gastar menos com toda a estrutura que apoia a sua função de negócio. Agora é que vem a minha conclusão: esse "gastar menos" tanto pode ser ruim quanto pode ser bom. Pode ser comprar matéria prima de má qualidade - e aí é ruim - e pode ser ter seus processos de trabalho bem "azeitados", sem desperdício, sem retrabalho, com eficiência e eficácia. Empresa boa pode cobrar barato oferecendo bons produtos e serviços se trabalhar bem! Não vou mais desconfiar de preço baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário